Sunday, September 27, 2009

O adro do Convento de Santo Antônio do Paraguaçu

Fachada do Convento de Santo Antônio do Paraguaçu - Cachoeira - BA
O adro, espaço à frente da igreja, é um elemento típico das construções franciscanas, por causa do culto por eles dedicados à Paixão de Cristo.
"Na sua área realizavam-se procissões recriando a via-sacra em torno do cruzeiro que aí existia, especialmente durante a Semana Santa. A sacralização dos espaços públicos era também totalmente condizente com as recomendações do Concílio de Trento.
Em alguns casos estes espaços serão concebidos de modo a acentuar as características cenográficas destas instalações conventuais, caracterizando-as como verdadeiras eflorescências do barroco. Neste sentido destacam-se os dadros dos conventos de Santo Antônio de Paraguaçu e de João Pessoa. Em ambos, o tratamento dado ao espaço limitado por muros arrematados com volutas e pináculos somado à existência de um grande pedestal de pedra que sustentava o cruzeiro, levava ao exterior a grandiosa magnificência presente no restante da edificação".
LINS, Eugênio de Ávila e CARDOSO, Luiz Antônio Fernandes. A arquitetura dos franciscanos no Brasil. In: Portugal Brasil Brasil Portugal. Lisboa: Comissão nacional para as comemorações dos descobrimentos portugueses, 20000. p. 51-63

Thursday, September 10, 2009

Os blogs de alguns ex-alunos, outros blogs e endereços

Aos poucos venho adicionando links de blogs de ex-alunos meus. Quem tiver interesse, vale acessar e acompanhar o que se passa na cabeça dessa turma criativa e cheia de ideais... Além desses, disponibilizarei links de outros blogs e endereços eletrônicos que gosto.

Na era da velocidade



As câmeras digitais estão em plena harmonia com a atualdiade: são rápidas, práticas, fáceis de operar. São maravilhosas, entre outras coisas, porque permitem que o fotógrafo veja logo se a imagem saiu como pretendia ou não. Mas na era da velocidade, não se pode esquecer de que, na fotografia, não basta apenas fazer um montão de fotos achando que ao menos uma vai sair boa. Quem age assim depois se decepciona um pouco, ao ver que não conseguiu 'aquela foto' que buscava.
O modo como se constrói a imagem é muito importante, para que ela possa passar exatamente o que se quer transmitir. É interessante operar com a câmera no manual e brincar um pouco com o foco, com a exposição. Para esta foto, feita na Roda D'água, em Mutuípe, foi priorizada a baixa velocidade, talvez porque já vivemos correndo demais e ir ao contrário do ritmo das coisas - ao menos de vez em quando - revigora as forças, a energia... (dedicada aos meus ex-alunos de fotografia).



Saturday, September 05, 2009

O que é prioridade?



Fotos: Juciara Nogueira

Focar o que vc quer ver. Na fotografia como na vida. Mesmo que qulaquer das opções seja bela, é bom ter a liberdade de escolher o que é prioridade.