Thursday, May 21, 2009

Exposição de Carybé no Museu de Arte Moderna da bahia

Obras de Carybé podem ser encontradas em vários lugares de Salvador. Aqui, a obra O primeiro governo da Bahia, painel na fachada da Assembléia Legislativa no Centro Administrativo da Bahia. 11m X 16m. Obra de 1973.

O Museu de Arte da Bahia apresenta, até 31 de maio, a exposição Carybé. Muito bela, bem organizada, com um atraente catálogo, o evento já é sucesso de crítica e público. Porque Carybé tem esse poder de encantar com sua vasta obra, que privilegiou o povo e o cotidiano da Bahia. Nascido na Argentina em 1911, Hector Julio Paride Bernabó passou a ser chamado de Carybé quando sua família foi morar no Rio de Janeiro. Os integrantes da tropa da qual fazia parte como escoteiro do Clube de Regatas do Flamengo usavam apelidos com nomes de peixe. Ele próprio escolheu Carybé, nome de pequeno peixe amazônico. (Informações no catálogo da exposição). Mais informações sobre a exposição: http://www.mam.ba.gov.br/expos2009/carybe/


Friday, May 15, 2009

Descompasso: como e porque o Modernismo tardou a chegar na Bahia

No dia 27 de maio, entre as 14h às 16:30, apresentarei no V ENECULT (Encontro de Estudos Mutlidisciplinares em Cultura) o trabalho Descompasso: como e porque o Modernismo tardou a chegar na Bahia, na sessão de trabalhos Consumo, gestão e políticas culturais. Convido a todos que se inscreveram no V ENECULT e se interessam pelo tema, para a apresentação.
Mais informações sobre o V ENECULT: http://www.cult.ufba.br/