Este artigo foi apresentado no IV ENECULT,
Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, realizado de 28 a 30 de maio de 2008
na Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador-Bahia-Brasil.
O presente trabalho tem como objetivo apresentar algumas contribuições da pintura
para a linguagem cinematográfica, destacando obras de renomados pintores, executadas
entre o século XVI e o final do século XIX e evidenciando, a partir das pinturas, a presença
de planos, enquadramentos e ângulos que passaram a ser utilizados no cinema. Trata,
também, do impacto da fotografia sobre as artes plásticas e do surgimento do cinema no
período em que alguns artistas buscaram derrubar os ícones da pintura baseada nos
referenciais anteriores e apontaram novos caminhos para a arte moderna.
Para ler o artigo na íntegra, basta acessar: http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14441.pdf
para a linguagem cinematográfica, destacando obras de renomados pintores, executadas
entre o século XVI e o final do século XIX e evidenciando, a partir das pinturas, a presença
de planos, enquadramentos e ângulos que passaram a ser utilizados no cinema. Trata,
também, do impacto da fotografia sobre as artes plásticas e do surgimento do cinema no
período em que alguns artistas buscaram derrubar os ícones da pintura baseada nos
referenciais anteriores e apontaram novos caminhos para a arte moderna.
Para ler o artigo na íntegra, basta acessar: http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14441.pdf
No comments:
Post a Comment